Tiago Carvalho’s online PhD defense takes place on the 26th May, at 03:00 p.m., with the topic “Matriz para mapeamento do potencial educativo de conteúdos audiovisuais na aprendizagem do inglês”.

Tiago Carvalho is a student of the PhD programme in Multimedia in Education and his supervisors are Ana Balula (CIDTFF, ESTGA, UA) and Pedro Almeida (DeCA, UA).

DigiMedia members are invited to  participate in this important moment.

All instructions are available in the following link: https://www.ua.pt/pt/noticias/10/63255

Abstract:

E se, hipoteticamente, houvesse uma app de telemóvel onde aprendentes de inglês pudessem procurar e consumir vídeos que estivessem de acordo com o seu nível linguístico, com as suas necessidades educativas, e com os contextos comunicativos em que se inserem? E se os professores de inglês pudessem, nessa mesma app procurar por vídeos que se adequassem aos seus alunos, ou aos seus grupos? Vídeos esses que tivessem sido previamente catalogados, validados pela sua qualidade, e partilhados por centenas de outros alunos e professores. Teria esta app o potencial de mudar comportamentos de busca, consumo, e partilha de vídeos por esta comunidade?

A presente tese questionou a relevância e o potencial de uma app como a descrita, partindo, assim para a descrição da conceção, e do processo de desenvolvimento e teste de um protótipo de uma aplicação móvel direcionada a aprendentes de English for Specific Purposes / Business English e a professores de Inglês Língua Estrangeira. Trata-se de um protótipo de uma plataforma colaborativa online que permite a partilha e mapeamento de conteúdo audiovisual. Este mapeamento também permite a pesquisa de conteúdo na mesma plataforma, para utilização em sala de aula ou para consumo em contextos informais.

Neste trabalho, descreve-se: i. como foram isoladas as vareáveis para construir a matriz que sustenta as tarefas de mapeamento e pesquisa, ii. como essa Matriz foi incorporada num Google© Form para ser testada por um painel de peritos, iii. como foi construído o protótipo de alta-fidelidade, e iv. como esse protótipo foi testado e avaliado por uma amostra de utilizadores-alvo.

A metodologia aplicada neste projeto foi Development-Research e foram delineadas quatro fases distintas: 1. Construção da Matriz – através de um estudo exploratório da literatura e de plataformas e software de aprendizagem de línguas; 2. Validação da matriz por parte de um painel de peritos; 3. Incorporação da matriz num protótipo – utilizando ferramentas de prototipagem disponíveis gratuitamente online; 4. Uso experimental do protótipo por utilizadores-alvo. Com os dados recolhidos na fase 4 foi possível avaliar o potencial de implementação desta plataforma.

Os resultados do teste do protótipo mostram que, ao nível comportamental, este tipo de plataforma tem potencial para mudar os hábitos de pesquisa de conteúdo audiovisual por parte de ambos os grupos de utilizadores; ao nível das tarefas, estas são intuitivas e de simples execução; ao nível conceptual, a plataforma foi validada enquanto instrumento de auxílio ao processo de ensino e de aprendizagem e as funções de interação social foram igualmente validadas. Ainda assim, concluiu-se que as funções de gamificação pensadas necessitam de uma revisão.

Em síntese, uma plataforma desta natureza parece ser um instrumento de utilidade a outros ramos do ensino do inglês (como o General English), que pode gerar o desenvolvimento de mecanismos de inteligência artificial para mapeamento automático de conteúdo audiovisual, e o racional subjacente pode ser transferido para outras línguas estrangeiras.